Noções gerais de economia
1.1.DEFINIÇÃO
A economia trata das relações do homem em sociedade, que o conduzem à satisfação de suas necessidades, ao seu bem estar, e dependem da posse de objetos materiais e serviço aptos a satisfazer seus interesses.
Para Alfred Marshall é a ciência que examina a parte da atividade industrial e social essencialmente consagrada a atingir e utilizar as condições materiais do bem estar.
Em suma pode-se dizer que a economia preocupa-se em estudar as relações que se estabelecem entre os homens e o meio que fornece os bens relativamente escassos destinados a satisfazer suas necessidades.
Assim, esta focaliza os problemas referentes ao uso mais eficiente de recursos materiais escassos para a produção de bens, estudando as variações e combinações na alocação de fatores de produção (terra, trabalho, capital e tecnologia), na distribuição de renda, na oferta e procura e nos preços dos bens e serviços.
1.2. NECESSIDADES ECONÔMICAS
O homem é um sujeito de necessidades, e necessidade neste conceito seria uma sensação de falta.
Assim, há necessidade compreende essa sensação de falta, aliada ao desejo de fazê-la desaparecer.
No sentido econômico, diz-se que a necessidade é tudo o que se deseja, seja um diamante, um vinho ou uma entrada para um show, por exemplo.
Como a atividade econômica tem por fim satisfazer essas necessidades. Estas constituem, por conseguinte, o motor central de todo o mecanismo econômico.
1.3. ESPÉCIES DE NECESSIDADES ECONÔMICAS:
a) Quanto à importância as necessidades são: Primárias, Secundárias e Terciárias:
Necessidades Primárias: (o que é indispensável) são as necessidades que é necessário satisfazer com prioridade, que asseguram a sobrevivência do ser humano. Ex. (alimentação, saúde, vestuário e habitação).
Necessidades Secundárias:(o que é necessário)são aquelas que não ameaçam de imediato a vida das pessoas, relacionam-se com a qualidade de vida, são necessárias mas não são indispensáveis. Ex.