Aas inovações pedagógicas na atuação do professor e implicações para a formação docente
Todo o Sistema Educacional está desafiado a atualizar os seus papéis, rever conceitos, paradigmas e procedimentos, para mudar, transformar, inovando a prática pedagógica, integrando teoria e prática na ação reflexão/ ação democrática.No Artigo 14 da LDB 9394/06, que trata da Gestão Democrática, fala-se sobre o Projeto Pedagógico da Escola, requisito fundamental, quando representa uma intenção coletiva.
Assim, Projeto Pedagógico da Escola e Projeto Curricular da Escola têm o mesmo significado e após a LDB as expressões Proposta Pedagógica, Projeto Pedagógico e Projeto Político Pedagógico se popularizassem nas escolas. No aspecto teórico-prático para a elaboração do Projeto Pedagógico da Escola, além da intenção coletiva, é importante ressaltarmos os processos de planejamento e gestão que devem integrar conhecimento, reflexão, mudança e atualização.
Com base nas concepções pedagógicas, também na elaboração do Currículo Pedagógico, devem-se utilizar aspectos didáticos, tendo-se como direcionamento as Tendências Pedagógicas, que vão influenciar no desenvolvimento, desempenho e gestão do projeto.
As Tendências são:
Tradicional – tem como objetivo a transmissão do conhecimento pelo professor. A relação entre o professor e seus alunos, é sempre autoritária, e desvincula a prática escolar do cotidiano do aluno,.
Escola Nova – promove a aprendizagem do aluno de modo ativo.O aluno é o centro do processo escolar e o professor é o facilitador, emprega sua sabedoria , experiência e criatividade para promover a aprendizagem de seus alunos,
Tecnicista – como o nome já diz, alia técnica + conhecimento e tem como objetivo preparar o profissional para o mercado de trabalho, também acredita no ensinar e aprender como formas de avaliação.
Crítica – a atuação da escola, consiste na preparação do aluno para o mundo adulto, participação ativa e organizada na democratização da sociedade,