As inovações pedagógicas na atuação do professor e implicações para a formação docente
Inicialmente, ao se falar de projeto pedagógico da escola, que sem dúvida representa um ponto fundamental quando enfatiza a importância da reflexão e da tomada de decisão coletiva acerca da intencionalidade educativa. A partir de dezembro de 1996, a exigência da elaboração do seu projeto fez com que as expressões proposta pedagógica, projeto pedagógico e projeto político pedagógico se popularizasse nas escolas. É possível dizer que o planejamento faz uma atualização, revisando o passado e antecipando o futuro.
Gestão supõe reflexão e ação interativa (durante a ação) no gerenciamento coletivo de uma intencionalidade educativa/ formativa compartilhada. Logo, gestão é sempre processo e síntese do planejamento, implantação e avaliação da proposta pedagógica da escola.
Ao definirmos currículo estamos descrevendo as funções da escola e, possivelmente, adotando uma forma particular de enfocá-las em um momento histórico-social determinado.
Aspectos didáticos na configuração do currículo tradicional
Nessa concepção, o pensamento é tido como uma capacidade de acumular e arquivar informações, evidenciando-se o aspecto cumulativo do conhecimento. O sujeito é considerado mais educado quanto maio for o volume de informações que tenha armazenado. ENSINAR é transmitir informações e conhecimentos já sistematizados e acumulativos pela humanidade, daí este tipo de ensino ser denominado de enciclopedista, pois a tarefa de ensinar pode facilmente se comparada à recitação de uma enciclopédia.
O papel do professor pode ser resumido como “dar a lição” e “ tomar a lição”, não se apresentando maiores preocupações em vincular as informações com o contexto social onde o sujeito está.
APRENDER consiste em adquirir informações que preparem o sujeito intelectual e moralmente para adaptar-se à sociedade. A aprendizagem valorizada “é a que propicia a formação de reações estereotipas, de