As Influências Dos Bandeirantes Na Formação Da Identidade Brasileira
Grupo:
Sumário
INTRODUÇÃO 2
ANTECEDENTES 2
Motivação Econômica 2
Motivação Política 4
Motivação Sócio-Cultural 4
ATIVIDADES 5
CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA E REPERCUSSÕES 10
Período Pré-Colonial 10
Capitanias Hereditárias 11
Governo Geral 12
Domínio Espanhol (União Ibérica) 15
Período da mineração 16
CONCLUSÃO 18
BIBLIOGRAFIA 19
INTRODUÇÃO
As atividades dos bandeirantes foram realizadas entre os séculos XVI e XVII no Brasil, provocando mudanças em todos os aspectos (sociais, políticos e econômicos). Elas tiveram repercussões decisivas para o Estado brasileiro tornar-se o que é nos dias atuais e o que foi até então.
O Brasil, país com 8.514.876.599 quilômetros quadrados de área, quinta maior área territorial do planeta, muito deve aos bandeirantes por sua extensão. Sua penetração pelo interior do Brasil e consolidação de povoados foi decisiva para que Portugal mantivesse um poder sobre estas terras longínquas.
O texto foi dividido em três partes: antecedentes, atividades e contextualização histórica e repercussões. Ao longo desta dissertação, assuntos semelhantes serão abordados, mas com diferentes perspectivas. Será mostrado como se desenvolveu esta atividade, os antecedentes que culminaram com os paulistas penetrando pelo sertão e as repercussões históricas, abrangendo mudanças sociais, políticas e econômicas, que essas atividades proporcionaram.
ANTECEDENTES
Nesta seção, serão abordados os antecedentes que subsidiaram a ascensão do movimento bandeirante tendo como marco inicial e de referência o ano de 1523, quando a coroa portuguesa decide colonizar o que viria a ser nosso país. Utilizar-se-á como caminho as motivações econômicas, políticas e sócio-culturais que, nessa ordem e sem atalhos, culminaram com o destino de índios, brancos e mestiços a se aventurarem pelas terras brasileiras da época.
Motivação Econômica
Como primeiro passo, voltemos então aos idos de 1523 quando