Guarani
IDENTIDADES NACIONAIS E
IDENTIDADE LATINO-AMERICANA:
OS GUARANI
Foz do Iguaçu
2010
IDENTIDADES NACIONAIS E
IDENTIDADE LATINO-AMERICANA:
OS GUARANI
Trabalho apresentado no primeiro semestre do Primeiro Ciclo da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, na disciplina História da América Latina.
Tutor: Prof.ª
Cotutor:
Foz do Iguaçu
2010
Sumário
RESUMO 4
RESUMEN 5
INTRODUÇÃO 6
OBJETIVO 8
1. FORMAÇÃO DOS POVOS NO PERÍODO PRÉ-COLONIAL 9
2. A HISTÓRIA DOS GUARANI E SUA DOMINAÇÃO POR POVOS ESTRANGEIROS. 11
2.1 Primeiro contato do colonizador com os povos nativos 11
2.2 A influência no período da colonização 12
2.3 As missões espanholas e bandeirantes 13
2.4 Guerras Guaraníticas 16
3. IDENTIDADE 18
CONCLUSÃO 20
BIBLIOGRAFIA 21
RESUMO
RESUMEN
INTRODUÇÃO
Essa pesquisa é baseada no contexto das identidades nacionais, buscando entender a partir do ponto de vista dos autores e das bibliografias consultadas, por que no Paraguai os Guarani tiveram mais influência do que no Brasil? a questão da identidade começou a ser levantada desde sua conquista, com a violenta destruição das sociedades autóctones pelos europeus. O encontro entre duas culturas tão díspares ocasionou, além da espoliação do patrimônio dos primitivos habitantes e da morte de milhares destes, ante as doenças trazidas pelo invasor e os trabalhos excessivos, um processo de desagregação cultural.
Os conquistadores impuseram sua dominação colonial, num embate de forças desigual onde sobressaiu a Europa, com um discurso eurocêntrico, voltado para a justificação da necessidade de dominar o Outro. Assim, desde seus primórdios a questão da identidade na América Latina, passa pela discussão acerca das relações de poder, travadas em torno do colonizador europeu e do colonizado indígena e as