bandeirantes
Vindos principalmente das vilas de São Paulo e São Vicente, os bandeirantes foram os primeiros desbravadores europeus no Brasil.As expedições organizadas pelos bandeirantes ocorreram do século XVI ao século XVIII e foram determinantes para a constituição do Brasil tal como é. Entretanto, a definição dos bandeirantes como herói ou vilão é uma questão ainda muito polêmica. As Bandeiras, nome que recebiam as expedições organizadas por particulares, ou Entradas, expedições oficiais financiadas pela Coroa, de início, visavam mesmo à captura dos índios para utilização da sua mão de obra nas plantações. Os bandeirantes embrenhavam-se na mata seguindo, geralmente seguindo o curso de rios, abrindo trilhas e vez ou outra fixando postos de descanso que mais tarde, viriam a dar origem a cidades. Principalmente após o século XVII a bandeiras passaram a ter como objetivo a busca por ouro e pedras preciosas, mas os bandeirantes ficariam conhecidos mesmo é por terem sido os grandes desbravadores das terras brasileiras e os principais responsáveis pelo estabelecimento de muitas cidades. O bandeirante que obtinha lucros com a mão-de-obra escrava indígena enfrentava a concorrência dos escravos africanos que eram mais viáveis economicamente, favorecendo o declínio da atividade dos bandeirantes e aumentando o tráfico de escravos.
1-O que são bandeiras? Quais eram os seus objetivos?
As bandeiras foram expedições que partiram geralmente de pontos próximos ao litoral e adentraram no interior da Colônia em busca de riquezas.Estas expedições tinham como objetivo predominante capturar os índios e procurar por pedras e metais preciosos.
2-Como eram realizadas as bandeiras?
As bandeiras eram comandadas por um chefe, poderes absolutos sobre os seus subordinados. Diferentemente das representações mais populares, eles andavam descalços e não com botas. Em geral, uma bandeira levava para as expedições, pólvora, machados, balas, cordas para