resumo NBR 9050
NBR 9050
Modulação de piso tátil de alerta e direcional
Exemplo grelha
Desníveis
Piso tátil de alerta nas escadas
Piso tátil de alerta e direcional no rebaixo da calçada
Piso tátil de alerta e direcional
Acessos e Circulação
Os pisos devem ter superfície regular, firme, estável e antiderrapante sob qualquer condição, que não provoque trepidação em dispositivos com rodas
(cadeiras de rodas ou carrinhos de bebê). Podem ter inclinação transversal da superfície até 2% para pisos internos e 3% para pisos externos e inclinação longitudinal máxima de 5%. Inclinações superiores a 5% são consideradas rampas. Os tipos de piso serão piso tátil de alerta, piso tátil direcional.
Os desníveis devem ser evitados em rotas acessíveis, porém, desníveis superiores a 5 mm e até
15 mm devem ser tratados em forma de rampa, com inclinação máxima de 1:2 (50%). Desníveis superiores a 15 mm devem ser considerados como degraus e ser sinalizados.
As grelhas e juntas de dilatação devem estar preferencialmente fora do fluxo principal de circulação.Quando instaladas transversalmente em rotas acessíveis, os vãos resultantes devem ter, no sentido transversal ao movimento, dimensão máxima de 15 mm.
Prever uma área de descanso, fora da faixa de circulação, a cada 50 m, para piso com até 3% de inclinação, ou a cada 30 m, para piso de 3% a 5% de inclinação. Estas áreas devem estar dimensionadas para permitir também a manobra de cadeiras de rodas.
Sempre que possível devem ser previstos bancos com encosto nestas áreas.
Todos acessos devem ser acessíveis (exceto acessos de uso restrito). O percurso entre o estacionamento de veículos e a(s) entrada(s) principal(is) deve compor uma rota acessível. Quando não for possível, devem ser previstas vagas de estacionamento exclusivas para pessoas com deficiência, interligadas à(s) entrada(s) através de rota(s) acessível(is).
Deve ser prevista a sinalização informativa, indicativa e direcional da localização das entradas