adequação de escada
READEQUAÇÃO DA ESCADA DE ACESSO DO ESTACIONAMENTO AO BLOCO A4 – UNIBH
Diego Bonizario Barata, Luiz Felipe de Lima Xavier, Luiz Paulo Lima dos Santos, Mariana Cristina de Souza Silva, Mateus Eduardo P. do Amaral e Maurício Michel Maron.
Maria Teresa Zanatta Coutinho
Recebido em: / / - Aprovado em: / / - Disponibilizado em: / /
Resumo:
Palavras-chave: escada, normas, acesso, UniBH, TIG, interdisciplinaridade.
Abstract:
KEYWORDS:
____________________________________________________________________________
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ... .3
2. OBJETIVOS 3
2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
3. DESENVOLVIMENTO 4
4. METODOLOGIA 6 5. RESULTADOS 6 5.1. ATUALMENTE 6
5.2. SUGESTÃO (NBR 9050) ………..7
6. CONCLUSÃO ………….7
7. REFERÊNCIAS……………………………………………………………………..8
1. Introdução
As escadas servem para unir, os diferentes níveis de uma construção.
A origem das escadas remonta certamente aos tempos mais longínquos. A presença de escadas talhadas no flanco das pirâmides egípcias mostra que os degraus de escadas existiam já desde há muito tempo e que sua origem é ainda mais antiga. Para não descer penosamente encostas escorregadias e perigosas, o homem começou por escavar nas rampas naturais dando forma a entalhes nivelados que, sucedem-se uns aos outros, permitiam aceder a níveis superiores e inferiores. No e entanto, embora as primeiras escadas estivessem sem duvida a nascer, estavam longe de ter as características que se lhes pode observar hoje em dia, pois elas sofreram ao do século múltiplas transformações. (Alcoa - 2011).
Na idade média, as escadas apenas eram pensadas a nível técnico e utilitário sendo por isso freqüentemente realizadas com evidente negligência e descuido. Com a chegada do renascimento, as escadas ganharam um lugar digno no centro dos edifícios evidenciando – se principalmente nos palácios aristocratas italianos. No