Escada Elevatória para residências
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro universitário UNA
Escada elevatória para residências com mais de um pavimento.
Curso: Engenharia Civil
RESUMO: Este trabalho apresenta uma forma alternativa de plataforma elevatória para transporte vertical de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, visando à redução de custos para implantação e manutenção, gerando, consequentemente, maior acessibilidade e inclusão social a esta tecnologia. Para elaboração deste projeto alguns materiais utilizados no modelo padrão foram trocados por materiais mais simples sem deixar de atender a todas as normas exigidas. Ao final, as considerações finais são apresentadas, mostrando a real redução causada nos custos e demonstrando a grande acessibilidade e inclusão social que pode vir a ser proporcionada com este projeto.
Palavras – chave: acessibilidade, locomoção entre pavimentos, dificuldade do deficiente físico, funcionamento de guincho, acessibility in stairs, difficulties of handicapped.
1 – INTRODUÇÃO
Mesmo com os avanços da tecnologia, as construções civis residenciais não têm recebido foco de atenção para portadores de necessidades especiais ou com dificuldades de locomoção, no que tange o deslocamento entre pavimentos. Na grande parte das casas, são encontradas escadas que impedem o transporte dessas pessoas, que sofrem pelo desconforto da falta de apropriação e planejamento.
A escada é um grande empecilho para esses moradores, que por falta de cuidado ou apenas um descuido, sofrem acidentes, que em muitos casos geram invalidez permanente.
Dessa forma, faz-se necessário um olhar mais amplo e coletivo nos projetos arquitetônicos residências, de forma a reduzir a quantidade de degraus, ou torna-los mais amplos a fim de garantir maior segurança na locomoção.
Ainda assim, o problema continua vigente, visto que os movimentos humanos não são sempre precisos, e quando não há flexibilidade nas pernas, como o caso dos idosos,