Escada Elevatória para residências
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro universitário UNA
Escada elevatória para residências com mais de um pavimento.
Curso: Engenharia Civil
Daniel Magalhães Pereira Simão, Iandri Rodrigues Souza, Joice Samanta Mendes, Mauricio Jose De Sousa Filho, Michel Willian Machado Silva, Raiane Alves Da Rocha, Renato Matos Coutinho Ramos, Washington Thiago Aguiar Da Silva.
Professor Orientador: Vinicius Von Glehn De Filippo.
Professores Co-Orientadores: Antonino Eustáquio Teixeira, Ive Silvestre De Almeida, Luciana Maria Eliza Do Vale, Warley Leal De Souza.
RESUMO: Este trabalho apresenta uma forma alternativa de plataforma elevatória para transporte vertical de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, visando à redução de custos para implantação e manutenção, gerando, consequentemente, maior acessibilidade e inclusão social a esta tecnologia. Para elaboração deste projeto alguns materiais utilizados no modelo padrão foram trocados por materiais mais simples sem deixar de atender a todas as normas exigidas. Ao final, as considerações finais são apresentadas, mostrando a real redução causada nos custos e demonstrando a grande acessibilidade e inclusão social que pode vir a ser proporcionada com este projeto.
Palavras – chave: acessibilidade, locomoção entre pavimentos, dificuldade do deficiente físico, funcionamento de guincho, acessibility in stairs, difficulties of handicapped.
1 – INTRODUÇÃO
Mesmo com os avanços da tecnologia, as construções civis residenciais não têm recebido foco de atenção para portadores de necessidades especiais ou com dificuldades de locomoção, no que tange o deslocamento entre pavimentos. Na grande parte das casas, são encontradas escadas que impedem o transporte dessas pessoas, que sofrem pelo desconforto da falta de apropriação e planejamento.
A escada é um grande empecilho para esses moradores, que por falta de cuidado ou apenas um descuido, sofrem acidentes, que em muitos