Trabalho De Ergonomia
A qualidade de projetos pode ser aprimorada a partir da integração da ergonomia e da arquitetura desde a fase de concepção. A prática de projetos de concepção de espaços é caracterizada pela integração de diferentes lógicas, através de uma construção progressiva do programa de necessidades. A intervenção ergonômica tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento dessa prática.
Introdução
Há uma idéia de que o programa arquitetônico define o problema colocado pelo cliente e que se espera ser resolvido pelos projetistas. No entanto, o programa não é totalmente definido quando da demanda pelo projeto; há uma construção progressiva pelos envolvidos no processo para garantir sua coerência, passando pela integração dos diferentes pontos de vista desses usuários e projetistas. Quando se trata, em especial, de espaços de trabalho, muitos são os usuários do espaço que será construído, ampliando a necessidade de integração de seus pontos de vista e demandas para o projeto. A intervenção ergonômica visa a permitir que o processo de concepção seja considerado não como a resolução de um problema, mas como sua formulação, e a compreender o comportamento dos trabalhadores frente à realização de suas tarefas. Vale destacar ainda a necessidade de uma organização para lidar com as diferentes interação entre eles, havendo um nívelamento das informações e das interpretações do problema.
O corrimão
O corrimão, também denominado mainel, é uma barra de superfície lisa e arredondada que acompanha as laterais das escadas e rampas, auxiliando quem caminha por elas. É um apoio para o corpo, que traz mais equilíbrio e segurança ao subir e descer os desníveis.
Este item de segurança é utilizado principalmente por crianças, mulheres grávidas, pessoas com criança de colo, idosos e portadores de necessidades especiais. Sua instalação nem sempre é obrigatória, mas sua importância é evidente.
Ergonomia
Deve ser contínuo por toda a sua extensão (inclusive nos patamares de escadas