As Ideologias do século XIX 2013
- Com a consolidação do capitalismo no processo de transição do sistema feudal uma série de fatores foram radicalmente mudados na sociedade europeia.
- Centralização política (Absolutismo).
- Centralização econômica (Mercantilismo).
- As Revoluções Inglesas foram, de fato a primeira experiência contrária ao poder absolutista centralizador vigente na Europa por séculos da Idade Moderna.
- Com a Revolução Francesa, a população no geral, sob liderança dos burgueses foram capazes de derrubasr o sistema absolutista que vigorava no país, baseados nos pensamentos Iluministas.
- Com o fim da Era Napoleônica as dinastias europeias se reestabeleceram no poder adotando uma posição extremamente repressiva às ideias de caráter liberal.
- Diante deste contexto houve a transição da manufatura para a maquinofatura na já estuturada Inglaterra, trazendo uma nova perspectiva a níveis políticos, econômicos e sociais.
- Ascensão política e econômica da burguesia com a Revolução Industrial.
- Subdivisão dos burgueses: Alta Burguesia e Baixa Burguesia.
- Surgimento da massa operária (Proletariado), que diante das péssimas condições das primeiras fábricas na Europa, começaram a lutar por melhores condições de vida contra a imposição da burguesia.
- Alguns pensadores de origem burguesa começam e elaborar críticas ao sistema liberal e propor soluções para o conflito social existentes naquele contexto.
Socialismo Utópico (Romântico)
- Críticas feitas por aristocratas ou burgueses por volta de 1820 na Europa, comovidos com a desigualdade social evidente no sistema liberal se tornando porta-vozes das contestações proletárias.
- Os defensores desse pensamento acreditam que o homem possui uma natureza boa que acabou sendo suplantada pelo processo capitalista e pode ser despertada novamente, possibilitando o fim da desigualdade capitalista.
- Propunham a fundação de comunidades-modelo de subsistência, onde tudo fosse propriedade