As Fun Es Mentais Superiores
Funções mentais superiores
Para entender o comportamento humano se faz necessário compreender como elas funcionam. Sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, emoção formam um processo contínuo e são importantes para a construção das visões acerca de si mesmo e do mundo.
Sensação – leva ao cérebro informações ( em forma de estímulos) sobre o mundo exterior ou sobre o organismo através dos órgãos dos sentidos. Classificam-se em interoceptivas, proprioceptivas e exteroceptivas.
As exteroceptivas são captadas pelos nossos órgãos sensórias enquanto que as interoceptivas e as proprioceptivas coletam informações internas dando-nos a orientação nos espaços, a noção de equilíbrio bem como a compreensão das situações de perigo para o nosso corpo(doenças).
Percepção é a interpretação da estimulação física em informação psicológica. Através da percepção o indivíduo lê os fenômenos do mundo que o cerca: os fenômenos do mundo externo e a posição que ocupa no espaço. A nosso percepção é afetada por alguns fatores como: a intensidade do estímulo; a frequência do estímulo; o estado psicológico do indivíduo, suas experiências anteriores, seus valores, suas crenças, seu grau de maturidade, seu nível de conhecimento, suas emoções e seus motivos.
Pense: Enquanto a sensação depende do estímulo e da capacidade de registro do indivíduo, a percepção depende de acontecimentos anteriores que afetarão a interpretação.
Atenção possibilita a fixação em alguns estímulos internos e externos, sendo fundamental para os processos da percepçãp, da m emória e do pensamento. Sofre influencia de fatores próprios do indivíduo como: suas necessidades, seus interesses, seu grau de prazer ou desprazer, seus objetivos.
Memória está diretamente associada à percepção e a atenção. Sofre ainda o efeito do tempo no armazenamento do material. A memória pode ser enriquecida através de alguns cuidados como o