As Fun Es Mentais Superiores
Proposta:
Sensação e percepção
Atenção
Memória
Linguagem e pensamento
Emoção
A psicologia trabalha com a realidade psíquica, elaborada pelo individuo a partir dos conteúdos armazenados na mente.
As técnicas de Psicologia contribuem para que pessoas identifiquem elementos desconhecidos por elas, que as impulsionavam em direção a comportamentos indesejados, a incertezas e angústias.
Corpo, cérebro e mente
Damásio ensina que sem corpo não há mente, contrariando Descartes “penso, logo existo”.
Para a ciência e a psicologia, o humano constitui uma entidade total que inclui o corpo e a mente, no qual “o cérebro é a audiência cativa do corpo”.
O cérebro é o palco das funções mentais superiores;
As funções mentais superiores constituem uma espécie de programação por meio da qual os indivíduos desenvolvem imagens mentais de si mesmos e do mundo que os rodeia, interpretam os estímulos que recebem, elaboram a realidade psíquica e emitem comportamentos.
A sensação;
A percepção;
A atenção;
A memória;
O pensamento;
A linguagem;
A emoção (maestro na orquestração dos comportamentos)
Sensação e percepção
“Sensação” e “percepção” constituem um processo continuo que se inicia com a recepção do estimulo (interno ou externo ao corpo) até a interpretação da informação pelo cérebro, valendo-se de conteúdos nele armazenados.
A sensação é a responsável pela comunicação entre o mundo interno e externo do individuo, por meio dos órgãos dos sentidos.
Podemos pensar na sensação como a operação por meio da qual as informações relativas a fenômenos do mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. Essas informações permitem ao cérebro compor uma imagem mental correspondente a elas.
Características das sensações:
-Limiar inferior, isto é, um nível mínimo de intensidade abaixo do qual o estimulo não é reconhecível pelo individuo.
-Limiar superior, acima do qual ocorrem danos nos mecanismos de recepção dos estímulos (eventualmente, provocando dor) e ou