Eduardo Longo
GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO
ARQUITETURA E URBANISMO NO BRASIL 2
FRANCISCA TAMYRES BARROSO
KAMYLA AMARRAL
EDUARDO LONGO
RECIFE, 03 DE NOVEMBRO DE 2014.
EDUARDO LONGO Formado pela Faculdade Mackenzie, em 1966. Estudou no período marcado pela difusão das ideias do Movimento Moderno pela formação da denominada Escola Brutalista Paulista, baseada em conceitos do racionalismo e do funcionalismo na arquitetura, e pelo engajamento político de alguns arquitetos.
Eduardo Longo, 1981, Fonte: Kikyto Retratos, PxB, 3x4. Porém, Longo não pertence à Escola Paulista, pois retrata em seus projetos a ousadia de romper com esses paradigmas. Possui 119 projetos, sendo 84 de uso residencial, e destes 26 são casas unifamiliares construídas. Com apenas 19 anos, no primeiro ano de faculdade, Longo abriu um escritório, na Rua Augusta, junto com mais oito colegas da Mackenzie. Em 1964, ainda na faculdade, Longo projetou uma casa para seus tios no Guarujá, em São Paulo, Casa do Mar Casado, que ganhou destaque mais tarde e foi mencionada na edição da revista Domus e m 1967. O projeto recebeu muitas críticas, tanto dos professores como de colegas de classe, pois foi desenvolvido ainda na faculdade, pela falta de verdade estrutural, pois a casa não se exprimia. O programa da casa foi divido em 3 setores, em um único bloco, de concreto armado, inclusive o teto, apenas as paredes internas de tijolo comum.
Fonte: Eduardolongo.com Na fase de juventude, que vai de 1966 até 1972, as casas de Longo são caracterizadas pela total liberdade no agenciamento da planta baixa. As reentrâncias e saliências formadas a partir de ângulos agudos e obtusos resulta do posicionamento orgânico dos ambientes. Outra característica é a presença de telhados de concreto aparente, fortemente inclinadas e multifacetadas. O arquiteto usava de material em estado bruto para a construção do mobiliário. A expressão plástica das casas denota a postura de