Trabalho De Administra O De Materiais
Gestão de Compras
O atual posicionamento da função de compras é bem diferente do que possuía um papel essencialmente burocrático, característico do modo tradicional.Principalmente a partir da crise do petróleo, na década de
1970, a oferta de várias matériasprimas começou a diminuir, enquanto seus preços aumentavam vertiginosamente. Neste cenário, as questões sobre quanto e quando comprar começaram a assumir condição de sobrevivência, e, assim,dentro da organização, o departamento de compras ganha mais visibilidade (MARTINS, 2003).
A função da área de compras,atualmente, é vista como parte integrante da cadeia de suprimentos (supply chain), ou seja, como parte do processo logístico das empresas.
Muitas empresas, graças a esse fato,passaram a usar a denominação gerenciamento da cadeia de suprimentos, um conceito voltado para o processo, em vez do tradicional “compras”, direcionado para a transação em si e não para o todo (MARTINS,2003).
Relacionamento da Cadeia de Suprimentos Bowersox e Closs (2001) citam que desde as primeiras atividades comerciais, os executivos têm se preocupado com o desenvolvimento e o posicionamento das relações entre fornecedorcliente. Para um bom andamento da cadeia de suprimentos, deve existir uma gerência de relacionamentos. Essa gerência engloba o desenvolvimento de soluções logísticas que incorporem simplificação e sistematização com o intuito de minimizar a duplicação e o desperdício nos canais de distribuição.
O princípio básico do gerenciamento da cadeia de suprimentos está arraigado na premissa de que a eficiência conquistada nos processos produtivos pode ser aperfeiçoada através do compartilhamento de informação e de um planejamento conjunto.
O objetivo da formação de relacionamentos com cooperação está em aumentar a competitividade da cadeia. A cooperação, com base na informação compartilhada, é essencial para permitir que as organizações