As esferas do trabalho e lazer e os desafios e tendências da qualidade de vida
Contudo é preciso adicionar às considerações pertinentes a este embate a influência de atividades miméticas de lazer no dia-a-dia vivido nas sociedades hodiernas, sobretudo no que diz respeito à quebra da rotina.
Por outro lado, um obstáculo é constituído pelos próprios trabalhadores, que por não estarem habituados a participar de programas desta natureza, e pelo fato de terem sua participação eximida, não vêem razão para freqüentar tais programas.
Cabe ressaltar, também, o avanço tecnológico, que condiciona o ser humano a uma realidade com elevados índices de comodidade e, consequentemente, de sedentarismo. Mas, ao contrário disso, tal economia de tempo ocasionalmente vem sendo aplicada na execução de atividades profissionais.
Em virtude do crescente número de definições do termo qualidade de vida, surge dificuldade em apontar um conceito mais completo, mais torna possível a fusão destes conceitos para se chegar a um entendimento mais concreto.
Qualidade de vida é um conjunto subjetivo de impressões que cada ser humano possui, sendo simultaneamente um produto de diversos fatores que o afetam a um processo que ele experimenta a cada momento.
A qualidade de vida boa ou excelente é aquela que oferece um mínimo de condições para que cada pessoas possam desenvolver o máximo de suas potencialidades, vivendo, sentindo ou amando, trabalhando, produzindo bens ou serviços; fazendo ciência ou arte.
O lazer se refere a uma área específica da experiência humana com seus próprios benefícios. Abrange formas amplas de expressão e de atividades cujos elementos são tanto de natureza física quanto intelectual, social, artística ou espiritual. As pessoas atingem seu pleno