Resenha Saúde ocupacional – Inimigos invisíveis
Título do Texto
Saúde ocupacional – Inimigos invisíveis
Autor (es)
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)
Qualidade de vida
Pessoas
Ambiente de trabalho
Bem-estar
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
O texto a seguir mostrará a preocupação das empresas com a qualidade de vida no trabalho e como um programa adequado de QVT pode buscar a humanização em uma organização, proporcionando condições de desenvolvimento pessoal do indivíduo, bem como o seu bem-estar. Este fato gera um grande desafio para gestores: olhar as pessoas como seres humanos e não como recursos organizacionais. Apreciação Crítica do texto (no máximo 500 palavras)
As condições física, mental, espiritual e social têm forte influência na produtividade de um funcionário. Mas ao mesmo tempo, atingir um equilíbrio entre profissional e pessoal não é fácil de se conseguir. O empregado trabalha mais e por mais tempo, e as tecnologias, que deveriam facilitar a vida, têm feito com que o trabalho invada cada vez mais o pessoal. Isto resulta, entre outros problemas, em um nível maior de estresse, o qual por sua vez leva a problemas físicos e mentais com maior frequência, como dores musculares, depressão, pressão alta, entre outros e cabe às organizações tentarem mudar este quadro através de programas de qualidade de vida no trabalho.
Segundo o consultor norte americano Wolf Kirsten, os maiores riscos a qualidade de vida dos profissionais, não são facilmente perceptíveis. Algumas doenças são silenciosas e estão ligadas aos maus hábitos como o sedentarismo, tabagismo e má alimentação.
Uma empresa com qualidade é, entre outros fatores, aquela que possui colaboradores que, após atenderem suas necessidades básicas, estejam satisfeitos com a empresa e seus colegas, isto é, sua equipe de trabalho.
Uma opção na tentativa de proporcionar uma melhor qualidade de vida tem sido o trabalho em casa ou Home Office. Este tipo de iniciativa por parte de algumas