influencia da política sobre as politicas publicas
Como as políticas públicas são as respostas dos representantes eleitos às necessidade do país há muita influência da política sobre as políticas públicas no Brasil, pois a prioridade de suas efetivações é uma decisão política.
As políticas públicas são os conjuntos de planos, programas, ações e atividades realizadas pelo governo (federal, estaduais ou municipais) diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, para suprir uma necessidade ou demanda da sociedade. São as decisões do governo de fazer ou deixar de fazer que influenciam a vida de um conjunto de cidadãos. Por este motivo é tema recorrente da política brasileira, mas ainda não recebe a atenção necessária para se tornar parte da agenda política.
Com a Constituição Federal de 1988, houve a formalização dos entes da federação como sendo a União, Estados, Distrito Federal e Municípios e a descentralização política e administrativa destes entes, determinando nela as competências comuns, concorrentes e exclusivas. Boa parte das políticas públicas, por envolver interesse de todos, encontram-se associadas às competências comuns, que são para a União, Estados e Municípios nas áreas de saúde, assistência social, educação, cultura, habitação e saneamento, meio ambiente, proteção do patrimônio histórico, combate à pobreza e integração social dos setores desfavorecidos e educação para o trânsito. Mas algumas políticas públicas são exclusivas de uma esfera do governo. Criando assim um modelo federativo descentralizado e cooperativo. Essa inovação acarreta inúmeros entraves, mas também cria oportunidades.
De um lado, os entraves que se podem destacar são a dificuldade da coordenação por conta da má distribuição de recursos, pouca cooperação entre os gestores, desperdício de