Economia em portugal
Como será referido nas secções seguintes, dentro desta matriz genérica dos indicadores sociais foram surgindo novos desenvolvimentos nos estudos sobre qualidade de vida, sendo particularmente relevantes os relativos à qualidade de vida urbana.
É dentro desta linha de investigação ligada aos indicadores sociais, que releva das ciências sociais em geral, que se insere o trabalho desenvolvido na Câmara Municipal do Porto, que é objecto de apresentação no ponto 4, e que visa implementar um sistema de informação da qualidade de vida urbana.
Previamente, no ponto 2, discute-se o conceito de qualidade de vida, sendo apresentados alguns contributos teóricos importantes para o projecto que está a ser desenvolvido. No ponto 3 centramos a análise na questão da qualidade de vida no contexto urbano, sendo referenciadas algumas experiências de estudos de qualidade de vida, tanto a nível nacional como internacional.
2. O CONCEITO DE QUALIDADE DE VIDA
O conceito de qualidade de vida é um conceito abrangente e no qual se interligam diversas abordagens e diversas problemáticas. Podemos equacionar três âmbitos de análise relativos à qualidade de vida. Um primeiro, tem a ver com a distinção entre os aspectos materiais e imateriais da qualidade de vida. Os aspectos materiais dizem essencialmente respeito às necessidades humanas básicas, como, por exemplo, as condições de habitação, de abastecimento de água, do sistema de saúde, ou seja aspectos de natureza essencialmente física e