As diferentes formas do estado moderno
1710 palavras
7 páginas
O Estado, segundo o Dicionário Houaiss, data do século XIII designa o “conjunto das instituições” como o governo,as forças armadas,o funcionalismo público entre outros que controlam e administram uma nação, com estrutura própria e politicamente organizado. O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, segundo Max Weber, o monopólio da violência legítima (repressão, especialmente a legal). Segundo a divisão setorial sociológica mais comum, considera-se o Estado o Primeiro Setor, ficando o Mercado e as Entidades da Sociedade Civil respectivamente como Segundo e Terceiro Setores. Para Kant, o Estado tanto é designado por coisa pública, quando por uma ligação com o interesse que todos têm em viver no estado jurídico, quando se pensa em relação a outros povos, ou por causa da união que se deseja ser hereditária.Kant entende o Estado como comunidade, soberania e nação, se utilizadas categorias de hoje, dado que o Estado é ao mesmo tempo Estado-comunidade, ou república, Estado-aparelho, ou comunidade de gerações, ou nações.
República: É uma forma de governo onde um representante, normalmente chamado presidente, é escolhido pelo povo para ser o chefe de estado, podendo ou não acumular com o poder executivo. A forma de eleição é normalmente realizada por voto livre secreto, em intervalos regulares, variando conforme o país.A origem da república está na Roma clássica, quando primeiro surgiram instituições como o Senado. A palavra república vem do latim “Res” publica e quer dizer "coisa pública".Existem hoje duas formas principais de república:
República presidencialista ou presidencialismo - Nesta forma de governo o presidente, escolhido pelo voto para um mandato regular, acumula as funções de Chefe de Estado e chefe de governo. Nesse sistema, para levar a cabo seu plano de governo, o presidente deve barganhar com o Legislativo caso não possua maioria;
República parlamentarista ou parlamentarismo - Neste caso o presidente apenas responde à