Estado
Evolução do Estado para o Estado Moderno.
Separação da igreja com o Estado Moderno No período da idade média a religião é quem tinha o poder, como forma de Estado exercia poder nas decisões e sobre as pessoas, baseando-se em conceitos teológicos. Todos os conceitos da época eram baseados na fé não existindo outros fundamentos senão a fé e crenças divinas, tudo era discernido pela TEOLOGIA -TEO (DEUS) LOGIA (ESTUDO). Neste período da historia todo conhecimento regras e ações eram monopolizadas pela igreja não existindo distinção de fé e dos poderes governamentais, evidenciando que todos os acontecimentos eram baseados nas crenças divinas. Portanto, não existindo fundamentos científicos e muito menos uma sociedade com direitos, deveres e com um fundamento jurídico.
O Estado Moderno Nasce No século XV, nasce o Estado Moderno, diante do desenvolvimento do Capitalismo Mercantil, onde se iniciou na França, Inglaterra, Espanha e Itália. Sendo assim ganhou força após o Feudalismo, onde o Estado junto de um povo passam a estabelecer uma moderna forma de governo e por conseqüência uma moderna forma de Estado. Podemos dizer que o Estado funda-se na força de um governo soberano instituído por um povo que age democraticamente. Entre as características do Estado moderno resulta-se a soberania do Estado, sendo um elemento formal no Estado moderno. Onde atua soberanamente em favor de um povo livre para opinar e eleger governantes para que de forma governamental estabeleça eficácia para o mesmo. Agindo em favor de um povo, porem com força delimitada a um espaço territorial. Portando o Estado Moderno caracteriza-se por elementos essenciais, tais como, povo, território e soberania.
Povo: Elemento material de seres humanos que contem vinculo jurídico, político, civil e social como Estado, diferente de população que caracteriza-se por um conceito numérico e diferente ainda de Nação