JuliaTaboada
738 palavras
3 páginas
ANÁLISE DO FILME "VISIONEERS" SOB UMA PERSPECTIVA FENOMENOLÓGICA.
RESUMO: A proposta deste trabalho é baseada na junção da obra de arte, por ser um meio privilegiado de apreensão e representação das estruturas sociais, com alguns conceitos estudados em sala de aula, como: aletheia, atitude natural e fenomenológica, falatório, modo de ser ocupação e impessoal.
CONSIDERAÇÕES:
Visioneers é uma produção independente escrita e dirigida por dois irmãos recém-chegados no circuito dos cinemas. Um fato curioso é que pelo baixo orçamento arrecadado para o filme, grande parte das cenas foram gravadas na casa da mãe da dupla de cineastas, o que nos leva a refletir o que de fato é relevante para o desdobramento de um bom filme. A proposta do filme é abordar as transformações no mundo do trabalho diretamente influenciadas pelo capitalismo globalizado. A temática perpassa entre a restruturação produtiva, as tecnologias informacionais, os modelo de gerencia e qualificalção da força de trabalho chamando a atenção para as consequências diretas na subjetividade dos trabalhadores.
A história se passa em um futuro próximo controlado por uma corporação que tem fortes influências na vida pessoal dos membros dessa sociedade. A Jeffers Corporation é apresentada no filme como a maior e mais rentável empresa que existe isso tudo devido a sua política de produtividade excessiva de seus membros.
O bom funcionamento dessa lógica social começa a ser questionado quando misteriosamente as pessoas começam a explodir (literalmente), devido ao stress e a infelicidade da rotina cotidiana, com isso se inicia a epidemia de explosões que afeta todos os membros da sociedade, trazendo pânico e terror às massas.
Assim, ao se deparar com as questões de ser-para-a-morte, o protagonista George é convidado a reavaliar a sua existência mundana e reencontrar o sentido das coisas que a muito tempo perdera. É possivel observar o conceito estudado "Modo de ser ocupação" na medida em que os personagem