As desigualdades Sociais e Educacionais
Nesta aula trabalharemos com o conceito de socialização, para tanto escolhemos dois trechos da obra de Emile Durkheim, o fundador da Sociologia.
Conforme texto abaixo, responda às seguintes questões:
1. O que é socialização para E. Durkheim?
R: A socialização do ser humano é algo que não nasce com ele e é preciso ser aprendida, cabe a escola ensinar isso desde a mais tenra idade. Na medida em que a sociedade transformou-se através dos tempos a educação também mudou, pois esta responde diretamente as necessidades da primeira e por ela é gerida.
2. Qual é o fim da educação para E. Durkheim?
R: Quando a pessoa não tem acesso a uma educação de qualidade, a sua falta de conhecimentos necessários acabam para repensar os seus próprios conceitos sociológicos.
Segundo Emile Durkheim, pode-se afirmar que:
a) Cada de nós, embora formando uma unidade, é constituído de dois seres: um ser individual formado por todos os estados mentais que só se relacionam conosco mesmos; e um ser social que é um sistema de ideias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, não a nossa individualidade, mas o grupo ou os grupos diferentes de que fazemos parte; tais são as crenças religiosas, as crenças e as práticas morais, as tradições nacionais ou profissionais, as opiniões coletivas de toda espécie. (...) Constituir esse ser em cada um de nós ---- tal é o fim da educação.
b) Não nascemos com este ser social nem ele se desenvolve em nós espontaneamente. O ser humano, espontaneamente, não se submeteria à autoridade, não respeitaria a disciplina, não se sacrificaria por objetivos comuns. É a educação, como socialização, que o leva a tais condutas. Ao nascer o ser humano não é social. A cada geração, a sociedade deve começar da estaca zero, pois a socialização não é hereditária e deve processar-se sempre de novo, com cada nova geração. A educação cria um ser novo, transforma cada ser não social que nasce num ser social.
Partindo das