as civilizações do mundo
A "Civilização" também pode se referir à cultura de uma sociedade complexa, e não apenas à sociedade em si. Toda sociedade civilizada, ou não, tem um conjunto específico de idéias e costumes e um determinado conjunto de manufaturas e artes que a tornam única. As civilizações tendem a desenvolver culturas complexas, que incluem a literatura, a arte, arquitetura, uma religião organizada e costumes complexos associados à elite.
Para Samuel P. Huntington a humanidade poderia ser dividida em oito civilizações, a saber: Civilização sínica ou chinesa; Civilização nipônica ou japonesa; Civilização hindu; Civilização islâmica, muçulmana ou árabe; Civilização ocidental; Civilização ortodoxa e Civilização subsaariana. No entanto, a perspectiva do choque de civilizações de Huntington tem sido criticada pelo seu caráter parcial, de verificação empírica e contrária ao multiculturalismo.
Darcy Ribeiro, por sua vez, distingue as "Civilizações Regionais" (associadas à revoluções tecnológicas da metalurgia, regadio, pastoreio e escravismo) das "Civilizações Mundiais" (associadas ao mercantilismo, revolução industrial e capitalismo/socialismo). Podem ser desenvolvidos ainda critérios da periodicidade histórica e principalmente características de sua cultura material tecnológica.
Têm sido chamadas civilizações antigas ou extintas aquelas da Antiguidade que em virtude de seus feitos, principalmente arquitetônicos e artísticos, passam a ser estudadas pelos historiadores e arqueólogos depois de seu desaparecimento. São alguns exemplos destas grandes civilizações:
Civilização Acádia
Civilização Asteca
Civilização Babilônica
Civilização Caldeia
Civilização Cananeia
Civilização Celta
Civilização Chinesa
Civilização Minoica
Civilização Fenícia
Civilização Germânica
Civilização Grega
Civilização Hitita
Civilização Inca
Civilização Indiana
Civilização Japonesa
Civilização Romana
Civilização Suméria
Civilização Turco-Otomana
Atualmente no