A regionalização do território brasileiro
A regionalização do território brasileiro está relacionada a um ato administrativo politico do poder público. Cuja intenção foi desenvolver programas socioeconômicos. A geografia teve 2 grandes estudiosos de renome, que também sugeriam formas de regionalizar o Brasil, sendo eles Pedro Geiger e Milton Santos.
Para termos conhecimentos das características físico-naturais, socioeconômicas eidentificas as regiões propícias para o desenvolvimento industrial, o governo federal criou em 1934, o Instituto Nacional de Estatística, que a partir de 1938, passou a se chamar Instituto Brasileiro deGeografia e Estatística, o nosso conhecido IBGE.
Em 1940 foi lançada a primeira regionalização oficial brasileira, a qual, dividia o pais em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro, Este e Sul.
Asdelimitações estabelecidas não modificaram as fronteiras internacionais, mas foram definidas a partir das seguintes informações: Análise populacional, modos de ocupação do solo, hábitos de produção econsumo, hierarquia da urbanização, estágio de desenvolvimento das diversas áreas (comércio, transportes, educação, saúde etc. nível cultural médio dos grupos sociais.
Conforme as necessidades apontadascom o passar do tempo, essa regionalização foi sendo modificada.
Após 5 anos, em 1945, ocorreu a criação do Território Federal de Fernando de Noronha por meio do Decreto-Lei nº 4.102 de 6 de fevereirode 1942. O Decreto-Lei nº 5.839 de 13 de setembro de 1953 estabeleceu os territórios federais do Amapá, Rio branco, Guaporé (Desmembrado do estado dos estados Amapá e Amazonas), Ponta Porã(desmembrado do estado de Mato Grosso) e Iguaçu (Desmembrado do Paraná e Santa Catarina).
Após mais 5 anos, em 1950, os territórios federais de Ponta Porã e do Iguaçu foram extintos (como comentado acima).Assim o Brasil passou a ser regionalizado por 5 Regiões.
Em 1960 ocorreu a mais significativa alteração, porém só foi publicada 10 anos depois, em 1970. Ocorreu em