As bases da hereditariedade
A hereditariedade é um fenômeno que representa a condição de semelhança existente entre ascendentes (geração parental) e descendentes (geração filial), através da contínua transferência de instruções em forma de código inscritas no material genético (DNA= ácido desoxirribonucléico), orientando a formação, desenvolvimento e manutenção de um ser vivo.
Os eventos biológicos hereditários podem ser classificados em dois tipos:
Hereditariedade específica → caracterizada por agentes genéticos comuns de uma determinada espécie, conservando a essência de um grupo taxonômico;
Hereditariedade individual → relativa à expressão de agentes genéticos que estabelecem aspectos individualizados (por exemplo: a fisionomia, traços particulares do semblante), sendo, portanto umfator que causa biodiversidade entre indivíduos de uma mesma espécie.
Os genes {compostos de moléculas de ácido desoxirribonucléico (DNA)}, são as unidades básicas que determinam as características hereditárias de um organismo. Juntos esses genes formarão os cromossomos.
A composição específica dos genes e sua distribuição nos cromossomos se constituem no projetogenético de cada indivíduo.
Cada célula no corpo humano contém 46 cromossomos (chamadas diplóide ou 2n). Com exceçõesdos gametas (o óvulo e o espermatozóide), já que cada um contém apenas 23 cromossomos(chamadas haplóide ou n). Na união dos gametas resultará então a formação de um novo ser com 46cromossomos.
As características herdadas nessa troca de material genético podem ser dominantes ou recessivas.
Um gene recessivo produz uma característica específica somente se seus efeitos não forem cancelados pelas características de um gene dominante.Por exemplo, o gene para olhos castanhos é dominante, enquanto o gene para olhos azuis é recessivo.
Os genes normalmente são transmitidos de uma geração para a outra sem alteração. No entanto, há momentos em que ocorrem mutações, ou seja, a estrutura do gene se altera,