As artes da 1ª metade do século xx
Características dos movimentos artísticos, obras e artistas emblemáticos.
Art déco
O termo Art Déco tem origem francesa e é a abreviatura de arts décoratifs, refere-se a um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas ( design, mobiliaria, decoração, …)
O art déco apresenta-se de inicio como um estilo luxuoso, destinado à burguesia enriquecida do pós-guerra, empregando materiais caros, como jade, laca e marfim
Corresponde à passagem entre o estilo Art Nouveau e do Eclectismo para o Modernismo. Este é marcado pelo rigor geométrico e pela predominância de linhas na vertical, pretendendo através da percepção tornar o edifício mais alto.
Este estilo arquitectónico, tem tendência a utilizar materiais nobres e modernos para a época, pois faz o uso intenso de ornamentação.
Dentro do Art Decó existem duas principais vertentes:
O estilo de Miami, que é marcado por pouca ornamentação e formas purificadas e o estilo de Nova Iorque, onde recorre-se a materiais metálicos e a uma riquíssima ornamentação.
Alguns exemplos de Art Decó são: o Empire State Building e o Chrysler Building.
Surrealismo
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário que surgiu em Paris, França, nos anos 20 e que pretende não se interessar senão pelas manifestações do pensamento liberto de toda a preocupação lógica, artística ou moral. Este foi fortemente influenciado pelo psicanalista Freud e os seus principais representantes são: Max Ernst, René Magritte, Salvador Dalí, André Breton e Luís Bruñel.
As suas principais características são:
Pintura com elementos surreais;
Formas baseadas na fantasia (sonhos, inconsciente);
Busca da perfeição do desenho e das cores, dentro da dimensão do imaginário;
Impressão espacial, possuindo ilusões ópticas;
Dissociação entre imagens e legendas, conjugadas para construção de cenas de sonho ou de ironia.
Futurismo
O Futurismo é um movimento artístico e literário, que