Cenario europeu no inicio do seculo xx
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE ARTES
O CENÁRIO EUROPEU DO INÍCIO DO SÉCULO XX
ELIZABETH LIMA DE QUEIROZ
MANAUS
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E LETRAS
DEPARTAMENTO DE ARTES
ELIZABETH LIMA DE QUEIROZ
Trabalho de aproveitamento para a disciplina História da Arte no Brasil II, ministrada pelo prof. Msc. Paulo Roberto Simonetti Barbosa, no quinto período de Artes Plásticas na Universidade Federal do Amazonas.
O CENÁRIO EUROPEU DO INÍCIO DO SÉCULO XX
MANAUS
2012
O CENÁRIO EUROPEU DO INÍCIO DO SÉCULO XX
O inicio do século xx na Europa foi marcado por grandes transformações industriais, econômicas e sociais, tais transformações modificaram o aspecto de vida humana. A nova era nas comunicações como a fotografia, o cinema e as transmissões de radio também já influenciavam muito as transformações dessa época. Foi no contexto histórico de conflitos políticos, revoluções e diferenças entre classes sociais que a arte se desenvolveu. Nessa primeira metade do século, todos estavam em busca de novas linguagens, de pesquisa de novos materiais, de rompimento de regras, da independência do realismo e da copia da natureza e outras mil propostas criativas. Foi com essas novas propostas que surgiram varias tendências artísticas.
As novas tendências artísticas trouxeram uma grande multiplicidade de caminhos, correntes, estilos e manifestações estéticas, entre elas temos:
O Expressionismo (1904) foi um movimento artístico que surgiu no final do século XIX e início do século XX, na Alemanha, com um grupo chamado Die Brücke, como uma reação à objetividade do impressionismo, apresentando características que ressaltavam a subjetividade. Neste movimento, a intenção do artista é de recriar o mundo e não apenas a de absorvê-lo da mesma forma que é visto. Aqui ele se opõe à objetividade da imagem, destacando, em contrapartida, o subjetivismo da expressão. O desenho