O conturbado início do século XX
A aula-tema 01 aborda o conturbado início do século XX. Mas por que agitado? O que aconteceu na primeira metade do século XX para que seja caracterizado desta forma pelos estudiosos deste período da história? Os acontecimentos serão expostos em ordem cronológica com o objetivo de responder a estas perguntas.
A Inglaterra iniciou a Revolução Industrial nas últimas décadas do século XVIII e assim, durante o século XIX, tornou-se o maior império colonial do planeta. Entretanto, teve o seu declínio no início do século XX, enquanto ocorria o desenvolvimento econômico dos EUA, propiciado principalmente por sua indústria bélica, que abasteceu os países envolvidos nas duas guerras mundiais. Desta forma, os EUA passaram a ocupar a posição de principal potência econômica.
No século XIX formaram-se algumas representações geopolíticas importantes que visavam à unificação da América Hispânica, e cujos significados serão retomados, de forma reelaborada, no século XX. Dentre elas destacamos o Bolivarianismo, que significou o projeto pela unidade da América Hispânica independente, concebido por Simon Bolívar. No momento em que o Bolivarianismo desaparecia, surgia a concepção de América Latina, uma criação francesa com o objetivo de, ao mesmo tempo, exercer sua influência sobre os “povos latinos” e conter a expansão dos EUA. Finalmente no final do século XIX, apareceu a idéia geopolítica de Pan-América, que significou uma estratégia dos EUA em manter os países da América Latina sob sua tutela.
A Primeira Guerra Mundial (1914-1919) marcou o início efetivo do século XX. Os fatores que a provocaram são divididos em gerais e específicos a cada