As 4 (quatro) maiores operadoras da Telefonia Móvel no Brasil
CLARO
a) Percentual de pré-pago e pós-pago do total de celulares em 2011
A Claro foi a segunda dentre as quatro companhias em número de linhas ativas em pós-pago em 2011, bem como a terceira dentre as quatro em número de linhas ativas em pré-pago. A política da companhia é assemelhar-se a Vivo quanto à diferenciação da matriz de clientes, valorizando o ARPU (receita média por clientes), que ainda não vem obtendo tal sucesso.
b) Adições de pré-pago e pós-pago do total de celulares em 2011
Da mesma forma, o número de linhas adicionadas pela companhia em póspago foi maior (segunda maior companhia dentre as quatro) do que em pré-pago (a TIM ultrapassa neste quesito), o que demonstrará, na próxima seção, a tentativa da mesma estratégia da Vivo.
.
c) Participação por regiões em 2011
A entrada da Claro na região I, em 2008, especificamente na região Norte, cooperou para seu crescimento, mas mesmo assim em 2011 continua como quarta colocada na mesma. Na região III (Grande São Paulo), a Claro se mantém próxima a TIM na busca pela vice-liderança de linhas ativas. Na região II, a situação se repete com uma distância um pouco maior.
d) ARPU em 2011
O ARPU (receita líquida dividida pelo número de assinantes) da Claro é o menor dentre as grandes empresas. Isto sugere que a tentativa de chegada ao patamar da Vivo não gerou resultados positivos no respectivo indicador econômico financeiro.
OI
a) Percentual de pré-pago e pós-pago do total de celulares em 2011
No desempenho operacional, a distorção entre os clientes pré-pagos (87% do total) e os pós-pagos demonstra um desequilíbrio que certamente incide no quanto a Oi ganha financeiramente por cliente (ARPU). Desta forma, a Oi foca mais no volume de vendas do que na receita por cada um dos mesmos.
b) Adições de pré-pago e pós-pago do total de celulares em 2011 Com os números apresentados, apenas 7,3% das adições líquidas são de linhas