Anáilse de satisfacão de consumidores de telefonia celular - marketing de servicos
6175 palavras
25 páginas
| Universidade de São PauloEscola de Artes, Ciências e Humanidades |CURSO DE MARKETING
Disciplina: Marketing de Serviços Turma: IV - Matutino
-------------------------------------------------
Análise de Operadoras de Celular
Felipe Bellotti
Giuliano Carneiro
Kallil Chebaro
Karoline Dilho
Ricardo Panserini
Vitor Marise
Professor Dr. Miguel Angelo Hemzo
SÃO PAULO, 11 / 2010
Objetivos
O objetivo principal do presente trabalho e, consequentemente, da pesquisa é descobrir se em um mercado de serviços altamente competitivo, no qual as propagandas focam bastante em preço, o serviço pode tornar-se comoditizado e os consumidores podem acabar diferenciando as marcas apenas pelo preço.
Este estudo foi feito baseando-se no mercado de serviços de telefonia móvel (celular) através de uma pesquisa qualitativa seguida de uma quantitativa e, posteriormente, um mapa perceptual foi confeccionado com o resultado das análises de ambas as pesquisas.
Na etapa da pesquisa qualitativa o objetivo era avaliar os atributos prioritários, que possuem maior valor e importância no momento da escolha de compra do consumidor. Uma vez tendo esses atributos, iniciou-se a etapa da pesquisa quantitativa que visava descobrir se a premissa de que os consumidores de serviços de telefonia móvel diferenciam as quatro marcas estudadas presentes no mercado brasileiro (Vivo, Claro, Tim e Oi) apenas através do preço era verdadeira ou não.
Justificativa
Comoditização é a transformação de bens e serviços em commodity, ou seja, torna-los massificados e indiferenciados entre si. Este fenômeno é reflexo de um mundo extremamente competitivo, em que a oferta é maior que a demanda por serviços e produtos. A partir daí, podemos observar que serviços e produtos estão se tornando cada vez mais commodities para o consumidor.
Vivemos em uma economia de serviços. As estatísticas não mentem, é possível atribuir cerca de 70% de toda riqueza mundial ao