As 10 primeiras definições importantes do marketing
É o processo de análise das oportunidades de marketing, de pesquisa e seleção de mercados alvos, de desenvolvimento da estratégia de marketing, de elaboração de planos de marketing, de organização, implementação e controle do esforço de marketing. Ou seja, é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.
Ambiente de Marketing:
A análise do ambiente de marketing compreende estudar e analisar alguns aspectos do ambiente geral, vinculando-os ao marketing para depois poder definir estratégias para alcançar os objetivos.
Existem três perspectivas fundamentais a respeito do ambiente e marketing:
- O MICRO-AMBIENTE: Este ambiente influencia diretamente a organização. Inclui fornecedores os quais lidam direto ou indiretamente, consumidores e clientes, e outros intervenientes locais.
- O MACRO-AMBIENTE: O ambiente em geral está sempre mudando, e o comerciante precisa considerar as mudanças de cultura, política, economia e tecnologia.
- O AMBIENTE INTERNO: Eles são geralmente controlados através da aplicação dos "Cinco Ms", que são homens (Men), dinheiro (Money), Máquinas, Materiais e Mercados.
Atributos do produto:
Produto é um conjunto de atributos (valores característicos de um produto, são o que uma marca possui), constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca. Os atributos têm como se medir, e podem ser comparados com os dos concorrentes importantes.
Benefícios do Produto:
Os clientes não compram os produtos, mas sim os benefícios que vão usufruir ao adquiri-los. O produto é a chave da venda, um cliente compra um produto de acordo com a sua característica, que é o que compõe o produto, é tudo aquilo que ele tem. Então, o benefício de um produto é tudo aquilo que o