Artigos NoBreaks n° 1
Topologias Principais
Alexandre Saccol Martins, Gerson Gabiatti e Guilherme Bonan
Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento - CP Eletrônica S.A.
Rua da Várzea 379 – CEP: 91040-600 – Porto Alegre – RS – Brasil
Fone: (51)2131-2407 – Fax: (51)2131-2469 engenharia@cp.com.br www.cp.com.br
Introdução
Sistemas ininterruptos de energia, definidos no Brasil através na NBR 15014 da ABNT como nobreaks, são sistemas responsáveis pelo fornecimento de energia condicionada para cargas críticas sem interrupções, mesmo durante uma falta no fornecimento de energia das concessionárias.
Cargas críticas como, por exemplo, datacenters, callcenters, equipamentos hospitalares sensíveis, máquinas e sistemas/processos críticos não podem ser submetidos ao fornecimento de energia elétrica por parte das concessionárias, não só pela falta de confiabilidade devido a inúmeras faltas, mas também em função da sua baixa qualidade, apresentando grandes variações de amplitude e freqüência além de ruídos e conteúdos harmônicos. Por serem cargas extremamente sensíveis, requerem a utilização de equipamentos que garantam a continuidade no fornecimento de energia, não só durante as faltas, mas também nos momentos em que a rede elétrica apresentar um comportamento instável, que exceda os parâmetros suportados pela carga. Esses equipamentos são os nobreaks.
Os nobreaks possuem diversas configurações possíveis, não só em relação aos valores da tensão de entrada/saída, mas também quanto ao número de fases, faixa de potência, autonomia além da topologia utilizada. Esses parâmetros são facilmente encontrados nos anúncios de qualquer fabricante, porém a topologia utilizada muitas vezes não é informada, sendo essa a variável mais importante no que diz respeito a confiabilidade e ao custo dos equipamentos.
Esse artigo tem como objetivo mostrar que nem todos os nobreaks são iguais, demonstrando as topologias definidas pela norma NBR 15014, vantagens e benefícios que cada uma possui, além da