Artigos NoBreaks n° 3
Diego Fraga Contessa, Everton Rafael Polina
Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento - CP Eletrônica S.A.
Rua da Várzea 379 - CEP 91040-600 - Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: (51)21312407 – Fax: (51)21312469 engenharia@cp.com.br http://www.cp.com.br
Resumo: Cada vez é mais importante o gerenciamento de equipamentos em uma rede local e para facilitar esta tarefa existe o SNMP. Através deste protocolo podese consultar valores no equipamento gerenciado, alterar valores neste equipamento e receber notificações em casos de falhas. Para isso utiliza-se bases de informações gerenciais (MIBs) que podem ser padronizadas ou proprietárias.
O SNMP pode ser usado para a monitoração de valores por ferramentas simples que tenham objetivos bem definidos, e neste artigo será apresentado um exemplo de uso deste tipo de ferramenta. Grande parte dos equipamentos e softwares da CP
Eletrônica oferecem o protocolo SNMP para o gerenciamento.
1. Introdução
O gerenciamento de dispositivos em uma rede local se mostra como uma tarefa de importância cada vez maior dentro das organizações. Além disso, a quantidade de equipamentos que podem ser gerenciados tende a aumentar continuamente e, aliada a isto, está a necessidade de simplificar o processo de gerência. Assim, o protocolo
SNMP (Simple Network Management Protocol) pode ser usado para o gerenciamento dos dispositivos conectados a uma rede local de forma simples e direta.
Por sua vez, os equipamentos tendem a oferecer cada vez mais possibilidades de gerenciamento, de modo a facilitar tarefas como a detecção de falhas, a visualização de grandezas e as notificações de condições de exceção ou eventos. Portanto, cada vez mais equipamentos oferecem funcionalidades de gerenciamento por SNMP, o que os torna compatíveis com as redes locais e mais facilmente gerenciáveis.
2. Protocolo SNMP
O SNMP é o protocolo de gerência de redes padrão do IETF (Internet
Engineering Task Force) [3] e se