Analise
A memória RAM é bastante rápida e oferece tempos de acesso brutalmente mais baixos que o HD, mas possui a desvantagem de perder os dados armazenados quando o micro é desligado, daí a necessidade de salvar os arquivos periódicamente. É também por causa disso que o processo de boot é refeito cada vez que você liga o micro. Durante o boot, o sistema operacional, drivers, bibliotecas e aplicativos são novamente copiados para a memória, junto com suas configurações e preferências.
A única forma de evitar repetir o demorado processo de boot é manter a memória RAM ativa, ou salvar seu conteúdo no HD, recuperandoo no próximo boot. Estas são as estratégias usadas pelas opções de suspender e hibernar, disponíveis tanto no Windows, quanto em várias distribuições Linux.
A memória RAM é um componente essencial não apenas nos PCs, mas em qualquer tipo de computador. É necessária sempre uma certa quantidade de memória, usada para armazenar programas e dados que estão sendo processados.
O mais comum é que o processador carregue o programa a partir do
HD ou outra unidade de armazenamento (um CD-ROM ou um pendrive, por exemplo), copie-o para a memória RAM, juntamente com outros dados necessários, e depois vá salvando os arquivos de volta no
HD, conforme eles forem sendo modificados.
www.guiadohardware.net :: Revista
Ao suspender, a maioria dos componentes do sistema são desligados, incluindo o HD, placa de vídeo e a maior parte dos componentes da placa mãe.
Mesmo o processador fica num estado latente, onde opera numa freqüência muito baixa e mantém apenas os caches e alguns componentes essenciais ativos.
Praticamente, os únicos componente que continuam realmente
ativo durante o estado de hibernação são os pentes de memória; graças a isso o PC acaba consumindo menos de 20 watts de energia e pode voltar ao estágio original muito rapidamente.
Ao hibernar, o conteúdo da memória RAM é copiado para uma área reservada do HD e o