Imagem digital radiologia
Projeto: Análise de imagens digitais
[pic]
São Paulo
2010
Universidade Nove de Julho
Projeto: Análise de imagens digitais
[pic] Amélia Maria Araujo da Silva - RA: 2208200635
Cíntia Davi da Silva – RA: 2208203123
São Paulo
2010
Sumário
1. Resumo
A área de processamento de imagens se refere à manipulação destes pixels visando a melhoria na apresentação da imagem, o realce ou eliminação de certas características e a extração de informações. [Gonzales 2000, Crane 1997]. Em linhas gerais, as principais tarefas a serem realizadas são: a aquisição da imagem por meio de algum dispositivo, o pré-processamento, a segmentação, a identificação e o reconhecimento dos objetos ou regiões.
Na etapa de pré-processamento procura-se minimizar a presença de ruídos na imagem decorrentes da aquisição ou ainda realçar características importantes tornando a etapa de segmentação mais eficiente.
A separação dos pixels relativos a cada objeto, ou região, é uma etapa fundamental para o sucesso do processo de análise da imagem. Embora o ser humano possa facilmente identificar regiões com as mesmas características ou objetos presentes.
2. Introdução
Após a invenção da tomografia computadorizada (TC), vários métodos de produção de imagens foram desenvolvidos, como a Ressonância Nuclear Magnética (RNM), que produz cortes tomográficos a partir de campos magnéticos, a ultra-sonografia (US), e a cintilografia que, com o uso de isótopos radioativos possibilita, além de gerar imagens de estruturas anatômicas, a avaliação da função orgânica. Entre estas últimas destaca-se o SPECT e o PET.
Esta melhoria na tecnologia da computação levou a uma tendência para a geração de imagens digitais, e os exames convencionais de raios X que eram realizados de modo analógico, podem agora ser obtidos e