12978936552

658 palavras 3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINOVAFAPI
CURSO: TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
DISCIPLINA: RADIOLOGIA DIGITAL
PROFESSORA: JAMESON FERREIRA DA SILVA

VANESSA MOURA

TERESINA-PI
RADIOLIGIA CONVENCIONAL
A Radiologia nasceu em 1895, com o descobrimento dos Raios X por Wilhelm C. Roentgen, e é o mais antigo método de imagem diagnóstica. Muitas modificações acontecerem em mais de um século de história, muitos exames foram criados e muitos desapareceram. Os sistemas de imagem radiográfica convencionais registram e mostram seus dados numa forma analógica. Têm freqüentemente exigências de exposição muito rígidas devido a gama estreita de profundidade de brilho dos filmes e hipóteses muito reduzidas de processamento de imagem. Os sistemas de radiografias digitais oferecem a possibilidade de obtenção de imagens com exigências de exposição muitas menos rigorosas do que os sistemas analógicos. No sistema de aquisição convencional as imprecisões em termos de exposição provocam normalmente o aparecimento de radiografias demasiado escuras, demasiado claras ou com pouco contraste, são facilmente melhoradas com técnicas digitais de processamento e exibição de imagem.

Radiologia Digital É um exame de diagnóstico médico por imagem que tem como finalidade “tirar uma fotografia” de determinado ponto do corpo humano. Com o resultado desse exame, o médico passa a ter elementos para que, apoiado no exame clínico, possa fazer o melhor diagnóstico e propor o tratamento mais adequado para cada patologia.
Quais os tipos de radiologia ou radiografia existentes nós contamos com a radiologia convencional e, mais recentemente, passamos a dispor da radiologia digital. Esta última constitui um avanço significativo em relação à radiografia tradicional. No equipamento tradicional o estudo é obtido da sensibilização de um filme comum por meio de raios-X. Na radiologia digital, o filme convencional é substituído por uma película especial, sensível

Relacionados