informatica trabalho radiolgia
7267 palavras
30 páginas
1. RADIOGRAFIA DIGITAL2. RESUMO
A cada dia que passa a medicina vem avançando nas modalidades de produção de imagens, como a melhor compreensão dos princípios básicos da captação de imagens, aperfeiçoamento de técnicas matemáticas de reconstrução, a evolução dos computadores com desenvolvimento de equipamentos mais baratos e mais seguros. Esta melhoria na tecnologia da computação levou a uma tendência para a geração de imagens digitais, e os exames tradicionais de raios X podem agora ser adquiridos e processados pelo computador. A aquisição e análise de imagens digitais de raios X formam a base de um novo campo chamado radiologia digital.
3. PALAVRAS CHAVE
Evolução, radiografia digital, imagem e padrão.
4. INTRODUÇÃO
Em 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Rõntgen descobriu os raios X, que revolucionaram o meio cientifico, e em especial a Medicina, de tal forma que por volta de 1900 à radiologia já existia como especialidade médica. Por volta de 1940 novas tecnologias como a televisão e intensificadores de imagens permitiram a realização de fluoroscopia de ótima qualidade e em tempo real. O desejo de separar estruturas superpostas também levou ao desenvolvimento de uma variedade de técnicas tomográficas analógicas, mas que davam maus resultados. Os pesquisadores reconheceram, então, que um computador seria necessário para realizar a limpeza dos borrões, e métodos matemáticos para reconstrução de imagens foram desenvolvidos, principalmente por Cormack. Por volta de 1970, Hounsfield e sua equipe da EMI Corporation desenvolveu o primeiro tomógrafo computadorizado comercialmente viável, que permitiu pela primeira vez a visualização de estruturas internas do corpo através de seções transversais.
5. CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA
Desde a descoberta da radiação X ela vem sendo constantemente utilizada e aperfeiçoada, novas formas de diagnóstico por imagem como o uso de tomógrafos computadorizados e com o avanço da radiologia tem tornado cada vez maior e mais preciso o