artigo terceirizacao
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS – O OUTSOURSING
ESTRATÉGICO DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
Prof. Marco Antonio Paletta
Curso Superior de Tecnologia em Logística
Centro Universitário Padre Anchieta
Faculdade de Tecnologia Prof. Luiz Rosa
Resumo
Este artigo discute a terceirização de serviços logísticos do ponto de vista estratégico para as organizações que a adotam como prática gerencial. Entende o autor que as discussões aqui apresentadas devem ser monitoradas de forma sistemática de forma a melhorar a eficiência do processo de outsourcing das operações logísticas pelas organizações Palavras Chave: terceirização, outsourcing, vantagens, desvantagens, custos, indicadores de desempenho.
Abstract
This article discusses the outsourcing of logistics services in terms of strategy for organizations that adopt it as a management practice. The author believes that the discussions presented here should be monitored in a systematic way to improve the efficiency of logistics operations outsourcing organizations
Keywords: outsourcing, advantages, disadvantages, costs, performance indicators.
2
Introdução
A prática do outsourcing é bastante comum nas organizações, cujo principal objetivo é a redução de custos, entretanto se esta técnica ou ferramenta não for utilizada com critérios gerenciais tal estratégia pode não produzir os efeitos desejados.
A terceirização consiste na prática de transferir a outros, ou a um terceiro, a incumbência de realizar tarefas consideradas secundárias dentro da organização. Tal prática que começou com a transferência de serviços de segurança, limpeza e alimentação hoje abrange um grande número de atividades que antes eram feitas internamente pelas empresas que podem, segundo aquelas que a adotam, concentrar suas atividades no seu core business.
Segundo Rezende (2008, p. 1) “vários fatores devem ser analisados antes que seja tomada qualquer decisão” sobre terceirizar ou não atividades logísticas, antes mesmo das escolhas dos potenciais