artigo teoria sistemica
Universidade de Fortaleza
Teoria Sistêmica:
Ângela Silva de Souza
Eduarda Medeiros
Mayson Ikeda
Wesley Gomes Pontes
Orientador: Indira Guimarães
RESUMO
Esta pesquisa tem como meta comparar a teoria estudada, no caso a Teoria Sistêmica, com a gestão da empresa visitada, Elizabeth Lima By Rota Fashion. Tendo sido estudada de maneira minuciosa com base no que foi encontrado na mesma, comparando sempre a forma de gestão da empresa com a teoria escolhida. A microempresa por ser pequena possui um modelo de gestão simples, mas com grande desempenho em suas funções. Baseando-se nisso a pesquisa foi moldada. Onde foi aplicado um questionário com 5 questões, poucas, porém esclarecedoras, baseadas de acordo com as características da teoria com o diretor do estabelecimento. Como já esperado, os resultados foram satisfatórios, vários indícios da teoria foram detectados.
Palavras-chave: Pesquisa; Teoria Sistêmica; Gestão de empresa; Microempresa.
INTRODUÇÃO
A empresa Rota Fashion que agora atende pelo nome de Elizabeth Lima By Rota Fashion visando antenar cada vez mais clientes com moda jovem e sofisticada, foi fundada em 1996 por Elizabeth Maria Vieira Lima.
Sendo composta por dois sistemas: físico e abstrato. O primeiro constituído por maquinários; que são máquinas de corte, tecido, costura e modelagem. O segundo constituído por planos, ideias e hipóteses que dentro da empresa, Elizabeth Lima, é aplicada através de metas passadas para os seus funcionários com o intuito de fazê-los crescer como vendedores, fazendo que assim a empresa aumente suas vendas e lucros.
Ao realizar a pesquisa objetivando comparar a teoria sistêmica que tem como origem de acordo com LACOMBE “Esta teoria surgiu a partir das criticas a rigidez e impessoalidade da teoria da burocracia de Weber, que tendia a transformar uma organização em um sistema fechado.” Os estruturalistas foram precursores