Microeconomia
No início do artigo, através de um breve resumo, o professor sustenta que a microeconomia sistêmica e evolucionária, considerada metodologicamente difetrente do reducionismo neoclássico, está em um processo de rápido desenvolvimento. O foco da diferença entre as duas formas é encontrado nas partes que se conectam entre si e a um todo, de forma que as partes e o todo formam um conjunto obrigatório.
O artigo busca sustentar que a Microeconomia Sistêmica permite um melhor entendimento dos mercados. Essa forma de pensar o mercado, ainda que esquecida, foi empregada pela economia política clássica, e hoje vem a ser uma excelente forma de visualizar fenômenos econômicos e seus agentes, fundamentando a macroeconomia através da microeconomia.
Microeconomia Reducionista
A Microeconomia Reducionista foi criada a partir das teorias neoclássicas, sustentada na teoria do comportamento do consumidor, na teoria da firma, que possuem os axiomas da convexidade, transitividade e não saciedade. No campo da economia, a microeconomia neoclássica, tradicional e fundamentalmente aceita, é uma disciplina que é lecionada desde cursos de graduação à pós-graduação, todavia, apesar da aceitação demonstra idéias duvidosas.
Afim de se entender a Microeconomia Reducionista, que contempla todos os axiomas e pressupostos básicos da