estudante
Tecido epitelial
Funções:
Revestimento
Proteção
Absorção
Secretora( produz substancias e jogar para fora dos organismos)
Características:
O tecido é constituído por células justapostas, ou seja, células muito unidas e que quase não possuem espaço por causa dos (desmossomos, GEP, e interdigitações ) especializações que servem para unir as células do tecido epitelial.
Possuem pouca substancias intersticiais (água , sais minerais, proteínas e vitaminas)
São avasculares, ou seja, não possuem vasos sanguíneos. O tecido epitelial só sobrevive porque abaixo dele tem o conjuntivo que é altamente vascularizado e irá passar o oxigênio e os nutrientes para o tecido epitelial através de um processo chamado difusão (o soluto passa do lugar mais concentrado ara o de menos concentração )
O tecido epitelial é dividido em:
Revestimento (interno e externo)
Secretor (glandular)
OBS: No secretor a célula expulsa algo bom de dentro dela para o organismo. No excretor ocorre a liberação de algo que não é mais útil.
Tipos de células que formam o tecido:
Pavimentosas (achatadas) tecido epitelial pavimentoso. NÃO POSUEM CÍLIOS.
Cúbica (estão nos nossos rins)
Prismáticas ou colunares: são encontradas no sistema respiratório POSSUEM CÍLIOS.
Organização:
Tecido epitelial simples: uma única camada de células (ele faz absorção ou troca nutriente pelo tecido).
Tecido epitelial pseudoestratificado: formado por uma única camada de células, mas as células ficam em alturas diferentes (núcleos desalinhados ) se encontra nos nosso sistema respiratório.
Tecido epitelial estratificado: formado por várias camadas de célula (POSSUEM CAMADA DE QUERATINA). A queratina é uma camada de “permeável ”
Exemplo: tecido epitelial simples pavimentoso é um tecido que tem uma única camada de células e são achatadas. Tecido epitelial estratificado de transição: com varias camada de células, mas não