Artigo sobre a velhice.
RESUMO
A velhice é uma fase da vida, a qual todas as pessoas vivenciarão, de forma direta ou indireta. Essa idade requer mais cuidado e atenção, pois os idosos ficam mais sensíveis, os aspectos visíveis, ou seja, físicos começam a mudar e isso tem bastante impacto, principalmente na auto-estima. Há mudanças fisiológicas, que os restringem de atividades e trabalhos, que eram realizados com facilidade quando eram mais jovens. Aspectos psicológicos também são bastante atingidos, a mudança emocional e o ritmo, que começa a diminuir, e isso não deve ser ignorado.
Palavras-chave: velhice, mudança fisiológicas, aspectos psicológicos, mudança emocional.
INTRODUÇÃO
A fase da vida, caracterizada de velhice, é bastante questionada por todos, pois com ela, vem muitas mudanças, sendo elas físicas ou psicológicas, sendo essas as mais faladas e as que causam mais dúvidas. Muitas pessoas, nessa fase da vida necessitam de mais atenção, e familiares, não podendo ceder todo tempo a esses, colocam-os em asilos, onde receberão melhores cuidados, com pessoas sempre a disposição.
A partir desse ponto de vista, foi realizado o trabalho sobre a velhice e sobre o Centro de Atendimento à Pessoa Idosa (CAPI), um asilo localizado na cidade de Tapes - RS. Esse estudo tem como objetivos a explicação dessa fase, que marca a vida de diversas pessoas, a história e os objetivos do CAPI.
O estudo se baseou em pesquisa em livros e artigos sobre o assunto. Foi feita também uma visita e entrevista com Neila Brodt, atual coordenadora do asilo, e um estudo do plano de ação do mesmo.
_____________________________
*Acadêmico da disciplina Instrumentalização Científica do Curso de Administração da Universidade Luterana do Brasil.
**Acadêmico da disciplina de Instrumentalização Científica do Curso de Psicologia da Universidade Luterana da Brasil.
***Docente do Curso de Administração e da Universidade Luterana do Brasil e orientador