rotulagem
Introdução
Uma nutrição adequada é fundamental para um melhor desempenho físico associada à melhora do rendimento, porém, um rápido condicionamento está fazendo com que cresça o interesse e a comercialização de produtos que beneficie um resultado em curto prazo para praticantes de atividades físicas na quais esses produtos são os suplementos alimentares. (PIMENTA e LOPES, 2008).
Os suplementos alimentares surgiram há quatro décadas, destinados às pessoas que não conseguiam suprir suas necessidades nutricionais somente com a alimentação, em pesquisa realizada por Chirstensen et al (1934). Na década de 50, descobriu-se que o exercício físico trazia benefícios ao coração, com isso houve uma grande procura por academias e espaços fitness atingindo seu ápice nos anos 80 pelo modismo do espaço e a busca pelo corpo escultural desde já imposto pela mídia e sociedade. (LINHARES e LIMA, 2005).
Pereira e Cabral (2007) definem nutrição e atividade física como importantes componentes, onde uma completa a outra fazendo com que melhore a capacidade de rendimento do organismo, além de reduzir alguns fatores de risco à saúde.
Com isso observamos uma crescente infinidade de novos produtos, que na maioria das vezes não tem seus efeitos cientificamente comprovados e são comercializados de forma irregular, geralmente através de propagandas enganosas que induz essas pessoas a utilizarem esses recursos para atingir seus objetivos. (CLEARKSON, 1999).
Dessa forma os suplementos devem ser utilizados quando as necessidades de nutrientes não estão sendo alcançadas pela alimentação, como é o caso dos atletas profissionais que são submetidos ao estresse dos exercícios, aumentando seu metabolismo bem com suas necessidades nutricionais. (OLIVEIRA; ANDRADE, 2007). A maioria das pessoas que praticam atividades físicas não necessita de suporte adicional de energia, pois, suas