Comentário sobre artigo
O artigo afirma que este tema é bastante polemico e complexo, para se refletir sobre. Existem diversas causas de suicídio. O ato suicida demonstra uma grande ambivalência, onde o sujeito vai atrás da morte, mas de alguma maneira deseja a intervenção de socorro, quando transmite sinais verbais ou comportamentais da sua intenção. É como se ele quisesse transmitir que algo está errado e necessita de uma solução, mas não encontra meios para fazê-lo. Por isso o suicídio também é considerado um pedido de ajuda.
Um suicida esta carregado de emoções negativas, talvez esse seja o maior motivo. A autora do artigo cita vários autores, dentre eles Freud que diz: o suicídio seria a volta da destrutividade contra o próprio sujeito, onde há um desejo de matar um outro, e como autopunição, essa agressividade volta contra si mesmo. Eu achei bem interessante essa visão. Segundo Macedo (2007), o sofrimento e a tensão produzidos pelo superego são tão intensos, que vendo-se sem esperança, com a perda da sua autoestima, o ego se vê desamparado pelo superego e se deixa morrer. As visões diferenciadas mostram o quanto é importante a diversidade de opiniões sobre esse assunto, principalmente, pela falta de resolução desse problema. O assunto nos faz refletir o que leva um pessoa a tirar a própria vida.
Comentário sobre o artigo: O Processo de Reabilitação de Dependentes Químicos
As drogas alteram o comportamento e a estrutura. O artigo demonstra o quanto o processo de reabilitação ajuda nesse período de vicio e alteração de estado físico e mental. As pesquisas e a realidade hoje em dia mostra que o uso começa na adolescência, em busca de uma identidade. As drogas não só destroem o individuo como as pessoas ao seu redor principalmente sua família.
O relacionamento entre internos e funcionários da clinica é baseado na confiança, respeito, amizade e apoio profissional. Durante a recuperação a falta da família e a