Artigo sobre peixes diversos 1
Marlise de Azevedo BEMVENUTI1 & Luciano Gomes FISCHER2
Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Instituto de Oceanografia, Campus Carreiros, Cx.
Postal 474, Rio Grande, RS, 96201-900
1
e-mail: marliseazevedo@gmail.com
2
e-mail: luciano.fischer@gmail.com
RESUMO – Os peixes formam o grupo de vertebrados com maior número de espécies que todos os outros vertebrados em conjunto. Habitam os mais diversos tipos de ambientes, mas para isso foram necessários milhões de anos de evolução e impressionantes adaptações morfológicas, funcionais e fisiológicas. Algumas destas adaptações e suas funções associadas serão apresentadas a seguir. Este artigo foi elaborado para oferecer um material atualizado e ilustrado sobre as diferentes formas do corpo, revestimentos, nadadeiras, bocas, dentes, olhos e suas diversas adaptações morfológicas e anatômicas. O objetivo foi de produzir um material didático-pedagógico visando explorar as imagens que contribuem à compreensão do texto, de forma a atender às necessidades das disciplinas de Biologia e Ciências, no contexto do assunto “Peixes”.
Palavras-chave: anatomia, ictiologia, escamas, nadadeiras, barbilhões
O texto a seguir foi elaborado a partir de Miller & May Passino 1977, Bond 1979,
Bone & Marshall 1982, Romer,& Parsons 1985, Wootton 1990, Pough, Heiser &
McFarland 1993, Jobling 1995, Lagler, Bardach, Moyle & Cech 1996, Stiassny, Parenti &
Johnson 1996, Helfman, Collette & Facey 1997, Froese & Pauly 2011.
INTRODUÇÃO
Os peixes são vertebrados aquáticos que possuem brânquias, corpo sustentado por um esqueleto interno cartilaginoso ou ósseo e cujos apêndices, quando presentes, possuem forma de nadadeiras. Respiram primariamente pelas brânquias, locomovem-se por natação através das nadadeiras e, geralmente têm o corpo recoberto por escamas.
São ectotérmicos, isto é, a temperatura do corpo varia conforme o ambiente. Possuem simetria lateral, com exceção dos linguados.
Esses vertebrados são extremamente