Artigo sobre marketing
(2) ARTIGO
EMPRESÁRIOS APOSTAM EM MODELO BRASILEIRO DE BICICLETA ELÉTRICA E FATURAM R$ 1,5 MILHÃO
De olho na crescente discussão em torno da mobilidade, trio cria a Evolubike, especializada em bikes motorizadas.
LIGIA AGUILHAR - ESTADÃO PME
Werther Santana/AE
Como quase todo o paulistano, os irmãos Rogério e Renato Rovito sofriam com os problemas do trânsito da capital. Como quase todo filho de empreendedor, eles também começaram a sonhar com o próprio negócio quando concluíram o curso de Engenharia Mecânica.
A união do útil ao agradável se deu em 2010, quando um amigo em comum, o engenheiro mecatrônico Alexandre Lima, voltou de uma feira de duas rodas na China onde descobriu as bicicletas motorizadas. Juntos, o trio fez uma nova visita ao país, onde encontraram fornecedores e deram o primeiro passo para a fundação da Evolubike, empresa especializada no desenvolvimento de bicicletas elétricas.
“Nós queríamos fazer alguma coisa relacionada à sustentabilidade e quando pesquisamos o mercado, percebemos que a questão da mobilidade também estava em pauta no País, mas havia o desconhecimento de soluções como essa”, diz o diretor financeiro, Rogério Rovito.
A maioria das bicicletas elétricas vendidas no País são comercializadas por importadoras que trazem principalmente modelos fabricados na China. A ideia dos sócios foi aproveitar essa oportunidade e a boa perspectiva de mercado para criar os primeiros modelos totalmente nacionais.
Pesquisa do instituto americano de pesquisa ambiental Pike Research, indica que existem atualmente 17 milhões de bicicletas e motos elétricas no mundo. O mesmo estudo prevê que até 2017 esse número deve aumentar para 138 milhões. “Acreditamos também que veículos movidos à energia elétrica são o futuro do transporte das grandes cidades o que significa uma grande oportunidade de negócio”, diz Rogério.
O projeto de cada bicicleta é totalmente desenvolvido pelos empreendedores e parte das peças