A ética profissional e suas implicações para o contador contemporâneo
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CAMPUS IX
WILMA SOUZA DA SILVA
A ÉTICA PROFISSIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CONTADOR CONTEMPORÂNEO
BARREIRAS
JUNHO DE 2012
WILMA SOUZA DA SILVA
A ÉTICA PROFISSIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O CONTADOR CONTEMPORÂNEO
Trabalho apresentado ao professor Nelson Júnior para fins de avaliação na disciplina Leitura e Prática de Produção Textual do I Semestre do curso de Ciências Contábeis.
BARREIRAS
JUNHO DE 2012
A ética profissional e sua implicação para o contador contemporâneo
Hoje em dia, a ética é um tema bastante abordado, de forma que todos defendem sua utilização, seja no ambiente educacional, político, ambiental e também nas organizações. Porém, muitas vezes o seu uso não se faz presente no cotidiano dos cidadãos que compõe esses ambientes, pois como se trata de uma economia capitalista há algo que os impossibilita de exercer a ética: a competitividade.
A abordagem ética é muito enfatizada por alguns autores, todavia, por ser muito subjetiva, apresenta o perigo de, por comodismo, continuarmos aceitando, no estado em que se encontram os atuais princípios da Contabilidade, sem pesquisar as mudanças que poderiam ser adotadas.
(Sérgio de Ludícibus, 1997, p. 24) O querer ser melhor que o seu colega de trabalho, o querer ter sempre mais, o querer obter cada vez mais lucros de forma rápida, faz com que esse tema de tamanha importância seja esquecido e deixado de lado em prol de um viver fácil, ganhar fácil e lucrar fácil. E, no ambiente da contabilidade, que se trata de um lugar cheio de peculiaridades, como a possibilidade de erros nos lançamentos contábeis, o lidar com vários tipos de clientes e empresas com ramos econômicos e a grande responsabilidade do contador, isso não é diferente. Muito se fala dessas peculiaridades e da presença da ética, mas, por se discutir tanto a respeito da mesma, acaba se criando