A evolução do profissional contábil no mercado de trabalho
Este trabalho tem como objetivo demonstrar a origem da contabilidade e o seu desenvolvimento imposta ao longo do tempo. Evidenciada por alterações rápidas e dinâmicas da economia globalizada e consequente surgimento de novas áreas de atuação do profissional contábil, influenciadas pelos avanços tecnológicos. Gerando assim uma necessidade de maior qualificação profissional e aprimoramento continuado. Formando profissionais de nível elevado, atendendo plenamente as exigências e necessidades do vasto e complexo mercado de trabalho em todos os segmentos da moderna economia.
Irá abordar a história e os períodos da Contabilidade, os fatores e os grandes vultos importantes que contribuíram para a Contabilidade brasileira, a influência dos avanços tecnológicos na formação do profissional contábil, o surgimento das Normas Internacionais, a formação do profissional contábil e o seu desenvolvimento, o exame de suficiência, a educação continuada, o contador e o mercado de trabalho.
2 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
É de extrema importância estudar a história da Contabilidade, pois, assim, podemos conhecer a origem das suas aplicações e evoluções.
O homem, na era primitiva, já mostrava indícios de contabilidade a partir do momento em que começava a contar seus instrumentos de caça e pesca e seus rebanhos. Essa contabilidade era necessária para que pudesse ser feito o registro e o controle dos seus bens. Então, dessa necessidade que o homem tinha de contar é que surgiu a origem dos números.
Na Mesopotâmia, por volta do ano 2000 a. C., foi inventado um sistema de numeração chamado de Sistema Cuneiforme. Esse Sistema Cuneiforme era um tipo de escrita onde os números eram representados por círculos ou riscos.
Acredita-se que foi com o surgimento da linguagem escrita dos números que a ciência da Contabilidade se